Oscar 2018: melhores momentos da noite



Ontem (04), aconteceu a maior premiação do cinema, que chegou à sua 90ª edição. Por ser uma noite especial, nós do MC juntamos nesse post os melhores momentos do Oscar 2018 pra vocês verem (caso tenham dormido antes do fim da cerimônia) ou relembrar o que aconteceu! Se vocês quiserem saber quem levou as estatuetas ontem, clique aqui pra seguir pro post com a lista dos vencedores. Bora lá?
Monólogo de abertura
A abertura do show aconteceu em estilo vintage ao anunciar alguns atores e atrizes que compareceram, misturando com imagens de outras cerimônias antigas do Oscar e lembrando da história de Hollywood. Quem fez a narração foi o próprio apresentador da noite, Jimmy Kimmel: 




Temos também que falar da lindeza que tava o palco do Dolby Theatre! Parecia uma jazida enorme de diamante!



Logo no começo de seu monólogo de abertura, Jimmy Kimmel fez piada com o envelope trocado de Melhor Filme (e nisso a câmera apontou Jennifer Lawrence zoando de Emma Stone). O apresentador também disse que o Oscar é o homem mais confiável de Hollywood por algumas razões: você pode ver suas mãos, nunca diz uma palavra rude e, mais importante, não tem pênis (yep, ele falou isso!). Além disso, ele não esqueceu de comentar sobre os casos de assédios e de Harvey Weinstein, lembrando dos movimentos Time’s Up, Me Too e Never Again.

Kimmel também falou da importância dos filmes ‘Mulher Maravilha’ e ‘Pantera Negra’, que trazem minorias ou pessoas mal representadas na mídia como protagonistas, bem como de ‘Me Chame pelo seu Nome’ e ‘Corra!’ - fazendo piadas relacionadas a Donald Trump e seu vice, Mike Pence.

Ah, ele deu um incentivo para o ganhador que tivesse o discurso mais curto: um jet ski novinho (que foi apresentado pela Helen Mirren hahaha), faturado por Mark Bridges, ganhador do Oscar de Figurino, com um discurso de 36 segundos. Confira o discurso completo:


Invasão da sessão de cinema de ‘Uma Dobra no Tempo’

 
Durante a cerimônia, o apresentador Jimmy Kimmel chamou alguns atores para invadir uma sessão de cinema. Guilhermo (o fiel escudeiro de Kimmel em seu programa), Gal Gadot, Lupita Nyong’o, Margot Robbie e Mark Hammil levaram doces; Lin-Manuel Miranda e o diretor Guillermo del Toro carregam um sanduíche de metro;  e até dois canhões de cachorro quente para os espectadores foram levados por Ansel Elgort e Armie Hammer. Um desses sortudos teve até a oportunidade de chamar os apresentadores de uma das categorias. Confira o momento no vídeo:

Time’s Up

O movimento em ajuda às vítimas de assédio sexual “Time’s Up” esteve presente na premiação, no tapete vermelho algumas celebridades usaram o broche da campanha, enquanto que Emma Watson exibiu pela primeira vez sua tatuagem em homenagem ao movimento. O apresentador do evento Jimmy Kimmel durante seu monólogo disse que movimentos como esse estão trazendo uma mudança positiva. Ashley Judd, Salma Hayek e Annabella Sciorra disseram: “neste último ano várias pessoas contaram sua verdade, a jornada ainda é longa, mas lentamente um novo caminho se abre”.


Sandra Bullock subiu ao palco para apresentar a categoria de Melhor Fotografia e ao anunciar os candidatos disse: “Aqui estão os 3 homens, e uma mulher pioneira indicados nesta categoria.”
Os discursos feministas de Emma Stone e Frances McDormand

Emma Stone foi anunciada como apresentadora da categoria de Melhor Diretor, mas se vocês acharam que o momento ia passar em branco, estão enganados! Ao estilo de Natalie Portman no Globo de Ouro 2018 (que deu um VRÁ! apresentando a mesma categoria que Stone na outra cerimônia), a ganhadora do Oscar de Melhor Atriz por ‘La La Land’ deixou transparecer a desigualdade de gênero nas indicações ao dizer: “Esses quatro homens e Greta Gerwig (indicada por ‘Lady Bird: A Hora de Voar’)…”.

Essa fala da Emma tem sentido, pois Gerwig é a primeira indicada a categoria em 9 anos (desde a única vitória de uma mulher, Kathryn Bigelow, em 2009) e também é apenas a quinta mulher na categoria de Direção!

A dona do segundo momento VRÁ! da noite foi Frances McDormand que, após receber seu segundo Oscar de Melhor Atriz por ‘Três Anúncios para um Crime’. Ela começou seu discurso de agradecimento dizendo que se eu cair, me levantem, porque tenho algumas coisas a dizer”. Frances pediu para todas as mulheres indicadas em qualquer categoria do Oscar se levantassem, pedindo pra que as produtoras de cinema percebessem que elas têm também projetos a serem desenvolvidos. Confira o vídeo desse momento:




Apresentações dos indicados à Melhor Canção Original

Um dos principais pontos das cerimônias do Oscar são as apresentações das músicas indicadas na categoria Canção Original, e neste ano isso não foi diferente. (Aviso: não conseguimos achar vídeos oficiais da cerimônia, então a qualidade da imagem ou som podem estar um pouco a desejar)

A primeira performance da noite foi de Mary J. Blige, com a música “Mighty River”, do filme ‘Mudbound: Lágrimas sobre o Mississipi’ (ela fez história ao ser a primeira pessoa indicada em uma categoria de atuação - Atriz Coadjuvante - e também em Canção Original):



Já a segunda performance foi de “Remember Me”, do filme ‘Viva: A Vida é uma Festa’ (Coco). Gael García Bernal, Miguel e Natalia Lafourcade foram os responsáveis por apresentarem a faixa no palco do Dolby Theatre, que se transformou numa grande festa tipicamente mexicana:  




Daniela Vega, atriz principal de ‘Uma Mulher Fantástica’ e primeira apresentadora transgênero da história do Oscar, introduziu a performance da terceira música indicada: “Mystery of Love”. Sufjan Stevens, St. Vincent (dona do look mais ousado e diferente do tapete vermelho), Moses Sumney e Chris Thile apresentaram a faixa do filme ‘Me Chame pelo seu Nome’ (Call Me By Your Name): 




“Stand Up for Something”, do filme ‘Marshall’, foi a quarta música a ser apresentada. Andra Day e Common fizeram uma performance muito bonita da canção escrita por Diane Warren:



A última indicada a ser apresentada por ‘This Is Me’, de “O Rei do Show” (The Greatest Showman). Keala Settle fez uma performance tão sentimental, que ela mesma se emocionou enquanto cantava - mas ganhou a plateia toda!

In Memoriam e Homenagem aos militares
Durante o tributo aos que faleceram no último ano, Eddie Vedder cantou uma música de Tom Petty - ‘Room At the Top’. Dessa vez não tivemos nenhuma pessoa viva sendo dada como morta, mas tivemos alguns atores que não foram lembrados como: Adam West, o diretor de 'Massacre da Serra Elétrica’ Tobe Hooper (mas usaram um trecho do filme dele durante a homenagem), John Mahoney, Della Reese e Robert Guillaume.  


Também houve uma homenagem aos militares norte americanos, representados no cinema de diversas formas, por seu difícil serviço. Quem introduziu o vídeo foi o ator Wes Studi.

Tiffany Haddish e Maya Rudolph

Logo após a invasão do cinema, Tiffany Haddish e Maya Rudolph entraram no palco  para apresentar a categoria de ‘Melhor Documentário em Curta-metragem’. As duas atrizes chegaram carregando seus sapatos e falando de como seus pés doíam, Tiffany inclusive estava usando o mesmo vestido com o qual apresentou o SNL no ano passado (quando disse que ia usar o mesmo vestido várias e várias vezes, pois não se importava em repetir roupa) e crocs nos pés! Um dos comentários feitos sobre a premiação foi de como há alguns anos atrás a premiação somente indicava atores brancos (uma referência ao Oscars So White), e que agora as pessoas  estariam se perguntando “Are The Oscars too black now?” (“O Oscar está muito negro agora?”). Confira esse momento no vídeo:

Eu, Tonya
Apesar de ter ganhado apenas o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Allison Janney, ‘Eu, Tonya’ teve seus momentos de destaque durante a premiação. Um deles foi o discurso de Janney:


Outro desses momentos aconteceu quando Jodie Foster e Jennifer Lawrence vieram ao palco para apresentar a categoria de Melhor Atriz. Jennifer perguntou o que tinha acontecido com Foster, que estava usando muletas, e essa respondeu: “Streep. Ela deu uma de ‘Eu, Tonya’ pro meu lado”. Confira o momento:

Representação de imigrantes e latinos

Os atores de ‘Star Wars: Os Últimos Jedi’ e o andróide BB-8 subiram ao palco para apresentar a categoria de 'Melhor Curta-metragem em Animação’ e ‘Melhor Longa de Animação’. Oscar Isaac (mozão <3) até fez um carinho no dróide. Ao abrir o envelope da primeira categoria, Mark Hamill, em referência ao erro no anúncio do vencedor de Melhor Filme em 2017, disse: “Não fale La La Land, não fale La La Land”. A estatueta da segunda categoria apresentada por eles foi para ‘Viva: A Vida é uma Festa’ (Coco) e Oscar, que é da Guatemala, ficou super feliz e gritou “Viva Latinoamérica!” em espanhol mesmo.



Algo parecido aconteceu na entrega de Melhor Canção Original, entregue por Lin-Manuel Miranda (descendente de porto riquenhos) e Emily Blunt. Ao abrir o envelope que continha o nome do vencedor, Miranda disse “México!”.

Rita Moreno também foi outro destaque nesse assunto, afinal de contas ela é uma das atrizes latinas pioneiras em Hollywood. Além de usar o mesmo vestido com o qual recebeu seu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1962 (e arrasou mais do que muitas convidadas!), ela pode entregar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro para ‘Uma Mulher Fantástica’, do Chile.


Já quanto aos imigrantes, Lupita Nyong’o e Kumail Nanjiani falaram da importância dessas pessoas para a formação dos Estados Unidos (toma essa, Trump!)


Ufa! Quanta coisa aconteceu no Oscar 2018! Mas agora chegamos ao fim do post…

That’s all, folks!
Nicole e Wesley 

P.S.: O atraso da postagem se deve ao fato de que eu (Nicole) tive a oportunidade de assistir Três Anúncios para um Crime’ e vocês também não deviam! Só quatro cinemas de Curitiba estão exibindo esse filmão!

Fonte (fotos): Zimbio, Time


Comentários

Postagens mais visitadas